sexta-feira, 22 de março de 2013

Atividades e sugestões de filmes sobre o continente Africano


Algumas propostas – Atividades, sugestão de filmes, trabalho com imagens entre outras.

PROPOSTA DE ATIVIDADE

- ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO –CONTINENTE AFRICANO

Nesta atividade é possível trabalhar com este indicador, levando em conta os aspectos sociais, econômicos e políticos no continente africano, fazendo paralelos com outras regiões do mundo, por exemplo.

Veja o mapa a seguir:
postar o mapa do planisfério
 

A partir da análise da imagem, responda:

obs: proposta de atividade para o ensino médio. Juntamente com este mapa, disponibilizar um mapa-mundi político.


1. QUAIS PAÍSES NO CONTINENTE AFRICANO APRESENTAM IDH ATÉ 0,50? O QUE ESTE VALOR REPRESENTA NO QUE SE REFERE AO IDH?

2. QUAL PAÍS APRESENTA IDH MAIOR QUE O,78? O QUE ESTE VALOR REPRESENTA NO QUE SE REFERE AO IDH?

3. COMO SE APRESENTA O IDH NA ÁFRICA DO SUL? O PAÍS APRESENTA QUAL NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO? COMPARE COM OUTROS PAÍSES DO CONTINENTE AFRICANO.

4. FAÇA UMA BREVE COMPARAÇÃO ENTRE O IDH NA AMÉRICA DO SUL E NO CONTINENTE AFRICANO.

5. OBSERVANDO O MAPA, FAÇA UM COMENTÁRIO PESSOAL REFERENTE AO IDH NO CONTINENTE AFRICANO.

6. ELABORE UMA FRASE COM AS SEGUINTES PALAVRAS(NÃO É NECESSÁRIO ESTAR NESTA ORDEM): IDH – ÁFRICA – DESIGUAL –DESENVOLVIMENTO – PAÍSES – MAIORIA – POBREZA – PRECÁRIA – VIDA – MORADIA –SANEAMENTO BÁSICO

por Katia.

SUGESTÕES DE FILMES:

Filme- A Sombra e A Escuridão
Sinopse

No final do século XIX, um engenheiro (Val Kilmer) vai para a África construir uma ponte, mas acaba se deparando com dois leões assassinos que aterrorizam os operários, pois várias vítimas são feitas e mesmo com a chegada de um experiente caçador (Michael Douglas), as mortes continuam.

Embora não seja um filme muito fácil de ser encontrado, é bastante interessante e vale a pena assistir, pois é possível abordar vários aspectos do neoimperialismo no continente africano e instigar os alunos a levantar hipóteses, sobre as diferentes formas utilizadas“pelos estrangeiros” para ocupar o território, a questão do idealismo, os interesses obscuros, o desconhecimento total dos costumes, do território e principalmente dos limites impostos ao homem pela natureza em sua total complexidade .

Os alunos de oitava série gostam e se envolvem tanto com o enredo do filme quanto com o diálogo após o filme.

Tempo de Duração: 109 minutos
Ano de Lançamento: 1996
Estúdio/Distrib.: Paramount
Direção:
Stephen Hopkins

Elenco
Michael Douglas …Charles RemingtonVal Kilmer … Col. John Henry Patterson



DIAMANTE DE SANGUE –
 Retrata a exploração de diamantes e as condições subhumanas dos trabalhadores, além da relação entre a extração do minério e o financiamento da guerra civil em Serra Leoa. Filme mais adequado ao ensino médio.

por Katia.


SENHOR DAS ARMAS –
 Retrata o tráfico de armas e mais uma vez a extração de diamantes financiando a compra de armas para guerrilhas, além de mostrar a questão da AIDS de forma superficial, mas sendo possível trabalhar o tema também, entre outros. É um filme bem violento e por isso mais adequado ao terceiro ano do ensino medio.



por Katia.


HOTEL RUANDA –
 Retrata a história real de Paul Rusesabagina, gerente de um hotel em Ruanda. Foi responsável por salvar milhares de pessoas durante a guerrilha entre hutus e tutsis. A partir do filme é possível discutir os conflitos étnicos no continente, resultado de um processo histórico em que não se respeitou as particularidades da população local. Em primeiro plano durante o processo de ocupação, preocupou-se no lucro fácil, questões geopolíticas internacionais (disputas pelo poder, por território) às custas de muitos e que perduram até a atualidade. Vale a pena ver!.



por Katia.

TRABALHANDO COM IMAGENS

O infográfico a seguir mostra algumas informações e dados referentes a AIDS no continente africano. Em breve postaremos uma sugestão de atividade usando este recurso.

por Katia.


Documentários Discovery Channel – África – A Origem Do Homem



Muitos cientistas acreditam que os primeiros seres humanos surgiram na África Oriental. Se isso for verdade, por que os humanos são encontrados em quase todos os lugares do mundo?
Qual a razão de sermos diferentes um dos outros? No documentário ” A Origem do Homem” entenderemos as respostas para essas e outras questões, utilizando as mais recentes pesquisas nos campos da genética e antropologia.
Qual foi a causa do grande êxodo desses seres humanos? Como conseguiram povoar quase toda a extensão da Terra? Como nossos corpos adaptaram-se com o passar do tempo ao meio ambiente? Descubra de onde viemos em A Origem do Homem.

· Aproveitando as dicas do documentário anterior, vale assistir também as novas descobertas sobre o deslocamento populacional originalmente da África para outros continentes a partir do endereço a seguir:


por Katia.


A nova África: o berço da civilização

Ótimo documentário sobre os sítios arqueológicos da África e a grandiosidade da civilização egípcia.


· A seguir uma questão da Fuvest. A charge oferece várias outras propostas de atividades dentro da temática referente ao processo de colonização, descolonizacão e panorama atual no continente africano, não se limitando apenas a África do Sul.



Fonte: Géographie 2e, Hachette, 2000.

a) Analise os momentos I e II da charge do continente africano.

b) Como os momentos I e II podem ser caracterizados na África do Sul?

Resolução

a) O momento I enfatiza-se o período da colonização e imperialismo europeu no continente africano, quanto foram traçadas fronteiras colônias arbitrárias. Naquele período, entre o final do século XIX e início do século XX, os europeus estabeleceram seus domínios para explorar os recursos naturais e ampliar seu mercado consumidor. No momento II, pós- independência, os estrangeiros retornam a África como investidores e, muitos como praticantes do ecoturismo. A atividade turística constitui um importante setor da economia para nações como o Quênia, a Tanzânia e Zâmbia.

b) No caso da África do Sul, o momento I refere-se ao domínio europeu, especialmente de holandeses (bôeres) e britânicos. Mesmo com a independência do país na primeira metade do século XX, o poder econômico e político continuou com a minoria branca através do sistema do apartheidem vigor entre 1948 e 1990. O momento II pode representar a África do Sul pós-apartheid, um país recebe razoáveis investimentos estrangeiros e com uma atividade turística bastante desenvolvida.


por Katia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário